Orientações Pré-operatórias

 

 

Se for preciso, retorne para tirar suas duvidas.

 

Solicite e assine o termo de consentimento informado, onde consta todo arsenal de complicações e riscos possíveis.

 

Se estiver inseguro, procure opiniões de outros profissionais que tenham a mesma capacitação do seu médico assistente e não se importe com as opiniões de leigos. Toda cirurgia e todo cirurgião têm complicações. O que importa é o percentual em que elas acontecem, quão cuidadoso é o cirurgião para evitá-las e quão capaz ele é para resolvê-las.

 

Se for preciso, procure falar com pacientes que fizeram o mesmo procedimento que você irá fazer.

 

Se for buscar informações na internet, use sites confiáveis, como os das sociedades médicas da especialidade (Sociedade Brasileira de Ortopedia, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e outras). Esses sites fornecem informações reais e não sensacionalistas. Outra boa referência é o projeto DIRETRIZES do Conselho federal de Medicina e Associação Mádica Brasileira.

 

Informe-se sobre as condições gerais de locomoção, como o acesso à sua casa e ao transporte público, o deslocamento domiciliar e comunitário. Isso é importante para que você se prepare para para subir suas escadas, ir para escola ou trabalho, ir para a fisioterapia etc. Além disso, você poderá se programar em relação ao afastamento do trabalho profissional e doméstico.

 

Informe-se a respeito do hospital onde deseja ou pretende ser operado. Existem processos e protocolos de controle pela ANVISA e certificações que dão segurança ao usuário.

 

 

© 2015 por Daniel Sabatini

Para marcar uma consulta

Guaçuí-ES (28)3553-1339

Muriaé-MG (32)3722-3196​