6 dicas para lombalgia aguda

 

A lombalgia aguda é um problema que ocorrerá pelo menos uma vez com os seres humanos. O fato de sermos bípedes associado ao estilo de vida moderno contribuem para que isso ocorra.

 

A lombalgia aguda acontece devido à uma contratura da musculatura ao redor da coluna. Essa contratura gera dor local e pode gerar dor irradiada. Na maioria das vezes, a melhora é espontânea e acontece em poucos dias.

 

Se você começar um quadro de lombalgia, procure seguir essas dicas:

 

1. Procure logo um ortopedista para usar medicações corretas. Automedicar-se é o pior que pode fazer, pois além de poder tomar medicações inadequadas, pode haver risco de morte. Além disso, o profissional orientará o tratamento durante toda a evolução, podendo ajustar os medicamentos conforme a necessidade.

 

2. Tenha paciência. A lombalgia aguda pode demorar até 6 semanas para acabar. Além disso, exames de imagem só estão indicados após esse prazo.

 

3. Faça repouso relativo e não absoluto. Os estudos mostram que os pacientes que ficam acamados e observando repouso em demasia demoram mais a melhorar. Portanto, saia da cama e faça atividades leves ou moderadas que não gerem dor.

 

4. Faça compressas mornas. O calor contribui para o relaxamento muscular.  Pode-se aplicar compressas mornas por 10 a 15 minutos de 4 a 6 vezes ao dia. Cuidado para não queimar a pele!

 

5. Fisioterapia analgésica e massoterapia ajudam no tratamento. Esses tratamentos ajudam nos casos de dor mais intensa ou nos casos mais prolongados e, geralmente, são prescritos pelo ortopedista.

 

6. Evite ficar sentado muito tempo. Essa posição é uma das piores para a coluna. Portanto, evite passar muitas horas nessa posição e, sempre que estiver sentado, cuidado com a postura.

 

 

© 2015 por Daniel Sabatini

Para marcar uma consulta

Guaçuí-ES (28)3553-1339

Muriaé-MG (32)3722-3196​