Lesão SLAP do ombro

 

 

 

 

A lesão SLAP do ombro é a soltura da origem do tendão da cabeça longa do bíceps braquial, que fica dentro do ombro.

 

SLAP (Superior Labral Anterior and Posteriorlesion ou SLAP tear são os termos em inglês para denominar o local da lesão. Ou seja, lesão anterior e posterior do labrum superior, portanto, o local da origem do tendão da cabeça longa do bíceps.

 

Essa lesão é muito comum em esportes de arremesso, como polo aquático, volei e basebol por exemplo, onde há movimentos repetitivos com o ombro em abdução e em rotação lateral. Traumas axiais com força ascendente no ombro ou as luxações também podem ocasionar a lesão SLAP.

 

Essa lesão causa dor durante os movimentos de elevação, abdução e rotação lateral do ombro. Inicialmente, somente nessa posição, mas pode evoluir com dor no repouso se houver piora da lesão.

 

A confirmação do diagnóstico é feita através de artro-ressonância magnética do ombro (foto). Entretanto, nem todos os pacientes necessitam de tratamento cirúrgico. Pelo contrário, o tratamento inicial de escolha é o conservador através de medicações, repouso relativo e fisioterapia. As pessoas que não melhoram com esse tratamento ou os atletas de alto rendimento são candidatos ao tratamento cirúrgico.

 

A cirurgia é realizada por via artroscópica e pode-se optar pela reinserção do labrum atráves de âncoras ou pela soltura do tendão da cabeça longa do bíceps e sua fixação no osso (tenodese).

© 2015 por Daniel Sabatini

Para marcar uma consulta

Guaçuí-ES (28)3553-1339

Muriaé-MG (32)3722-3196​